DESCRIÇÃO DO EVENTO
PALAVRA-EXPRESSA
Curso de Eloquência oratória com Professor Deschamps
Abaixo está o decorrer do curso.
Objetivo geral: educar para a expressão oral eficiente e para a argumentação embasada
Objetivos específicos:
1) Atividades para desenvolver o carisma e aprimorar a eloquência;
2) Atividades para desenvolver uma linha argumentativa;
3) Atividades para transcrever discursos argumentativos;
4) Atividades para explorar as emoções do auditório;
Apresentação e justificativa do projeto:
Nos negócios, nas escolas e na vida pública, frequentemente somos chamados a fazer comentários sobre os mais diversos assuntos. Mais frequentes ainda são as ocasiões nas quais as pessoas chamadas a se pronunciar, sobre o que quer que seja, ficam atrapalhadas, embaraçadas ou até desnorteadas. Sem saber sobre o que falar, elas devaneiam, desconversam, “enchem linguiça”, no popular; ou simplesmente não se fazem entender por conta da falta de articulação das ideias expressas. Este curso fornece um modelo confiável para a preparação e o desenvolvimento de apresentações práticas e eficazes. Ele foi elaborado para ajudar os estudantes a se destacarem justamente naquilo em que a maioria vacila: a transmissão de suas ideias e a defesa destas mesmas ideias a um público mais diversificado.
Bibliografia básica:
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
WESTON, Anthony. A Construção do Argumento. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
THIBAULT, Richard. Osez Parler en Public. Montreal, 2006.
MCGARRITY, Matt. Introduction to Public Speaking. Disponível em: < https://www.coursera.org/learn/public-speaking >. Acesso em: 21 de junho de 2017.
SINNOT-ARMSTRONG, Walter; NETA, Ram. Think Again I: How to Understand Arguments. Disponível em:
< https://www.coursera.org/learn/understanding-arguments >. Acesso em: 23 de junho de 2017.
Estrutura do curso:
1) Fundamentos da comunicação: concisão, clareza e objetividade;
· Textos de apresentação
· Textos de descrição
· Técnica vocal
· Trabalho sobre a pronúncia (prosódia e musicalidade da linguagem)
· Trabalho sobre o ethos corporal (apresentação, gestual, postura, etc.)
· Situações retóricas
2) Uma abordagem da assistência;
· Determinar o auditório e as situações retóricas
· Os diferentes tipos de argumentos voltados aos diferentes tipos de auditórios
· Organização da argumentação
· Adequação da argumentação ao seu contexto e ao seu auditório
3) Atividades para transcrição do discurso argumentativo;
· Trabalhando a sintaxe do discurso
· Seleção vocabular: a palavra exata na hora certa
· Articulação das sentenças com uso de figuras (paralelismo, enumeração, anáfora, etc.)
4) Atividades para explorar as emoções do auditório;
· Considerar detidamente aspectos contextuais da palestra (o público: aquilo que o move e aquilo que o comove)
· Discernir sentimentos favoráveis à argumentação
· Discernir sentimentos contrários à argumentação
· Conhecer (e respeitar) a fronteira entre emoção e manipulação
Metodologia:
Atividades em grupos e individuais;
Redação e planejamento de apresentações orais;
Análise de vídeos de discursos e palestras;
Gravação de áudios com leituras, dramatizações, etc.;
Público alvo:
Profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho. Estudantes de Direito, interessados em melhorar a comunicação oral diante do público em geral, de equipes de trabalho, em reuniões, em entrevistas e nos estudos, entre outros interessados em aprimorar a eloquência.
Número de participantes:
Quarenta, no máximo.
Data de execução:
17 de agosto de 2019
Tempo de duração:
Manhã de sábado, das 8h00min às 12h00min;
Tarde de sábado, das 13h30min às 17h30min.
Total de 8 horas/aula.
Materiais e infraestrutura:
Sala de aula com cadeiras, retroprojetor e equipamento de áudio;
Valor h/a:
R$ 17,50; perfazendo um total de R$ 140,00 + 5,00 de taxa = R$145,00
Local: Unifebe - Anfiteatro C
Dúvidas falar com
Kiki 99653-9888
Luiz Roberto Deschamps 47 98833-4717